Este Blog foi criado para todos que buscam a leveza e a beleza de ser.




terça-feira, 11 de setembro de 2007

GUEIXA



A palavra “ gueixa “ ou geiko deriva dos vocábulos japoneses gei, que significa arte ou beleza, mas por detrás da sua inocente aparência está uma mulher que pode manter conversas sobre arte e literatura e politica com os homens mais cultos, tudo isto, evidentemente, sem ultrapassarem determinadas fronteiras bem demarcadas e enquanto preparam um excelente chá..
O papel das gueixas sempre me fascinou são precisos 25 anos para formar uma verdadeira gueixa. No Ocidente, a sua sofisticada devoção a homens com poder e dinheiro é interpretada como subserviência, ou como prostituição. No Japão, são respeitadas como as sacerdotisas do requinte.
A crer em livros, filmes e documentários, muito excepcionalmente acontece uma gueixa se deixar convencer a renunciar ao seu pudor por dinheiro. Compreensivelmente as gueixas defendem com veemência a sua reputação de castidade, mas há historias de gueixas de alto nível que concedem tratamento especial a clientes de longa data e estatuto. Faz parte da tradição uma gueixa encontrar um danna, isto é, um patrono que custeasse o seu estilo de vida .É difícil atingir um estatuto que lhes permita ganhar o suficiente para manter tal luxo.
Resumindo e concluindo, o que a gueixa tem de mais notável á primeira vista são os sumptuosos kimonos, o penteado e a maquilhagem, mas são muito mais que isso. Sinto um enorme respeito e acredito que elas são na verdade umas mestras do disfarce.

4 comentários:

Rui Guerra disse...

... espera-se que de algo mais também!

beautiful disse...

esse comentário traz agua no bico. não? :)

ofthewood disse...

Por acaso não queres ser a minha Gueixa? Isto é, se o Gaspas deixar.

beautiful disse...

Não pá! Já tenho o meu danna!

Olha e o Gaspas diz que te vai dar com o rolo da massa :)