Este Blog foi criado para todos que buscam a leveza e a beleza de ser.




quinta-feira, 17 de abril de 2008

FraGmentos



pintura- Gustav Klimt



É uma certeza - uma entre muitas - de esta viagem ter acontecido.



Muitas das recordações de percurso se esvaíram.
Lembro isto e temo não ser possível de descrever com a verdade o que esta recordação para mim merece. Ao tentar lembrar sinto uma nostalgia intensa, uma comoção profunda … senti desejo de lá voltar, para de novo sentir…
Havia tanta luz, era tudo tão intermitente e fugidio, que me senti sôfrega e aturdida. Esse foi o primeiro impacto.naquele terraço branco e cinzento, sem nada para além de um banquito e uma pequena mesa já bastante carcomida pelo bicho da madeira, ali cabia a minha alma inteira. Pelo menos nesse instante.Nesse instante, todas as palavras eram poucas. Fiquei calada, submersa numa torrente de emoções. Em silêncio, porque havia coisas indizíveis, e numa sequência de coisas sem nexo tudo se passou num instante intemporal. Senti uma extraordinária vibração entre mim e o sítio, constituíam um mesmo ser, uno e indizível. o sol brilhava ,as flores permaneciam, os pássaros coabitavam, as nuvens lá estavam, os sons cantam ao tempo agreste, os odores, o horizonte longínquo sobre ervas de um verde intenso … igual . eu, serena e absorta absorvendo todo o tempo aquela beleza natural , consciente do facto . As emoções que me despertava levava a uma espécie de sublevação dos sentidos, daí, a um estado de sublimação interior, e a insonháveis etapas rumo à harmonia de outrora. E ali estava eu, não com 31 mas com 7, 8, ou 9 anos. lia, saltava à corda, jogava à macaca, dançava, fazia passerelle com a minha amiga Raquel ( bem, éramos umas malandras. íamos ao guarda fatos da tia dela e vestíamos as suas roupas, calçava-mos os seus sapatos de salto enfim, só asneiras., próprias da idade – digo eu) mas do que me lembro com muito carinho foram as vezes ficava ali sozinha absorta em alguma coisa , em quê, não sei.não tenho a capacidade de fazer a travessia no espaço real. Só sei que ficava ali a observar o pôr do sol, essa imagem está bem patente na minha memória. E amei.-os a todos (momentos)com um amor suave e profundo.
A historia desta minha “viagem” é uma historia de infância: ela é inatingível e irrepresentável. Dela apenas é possível transmitir fragmentos, ainda que dissipados pelo meu eu. A dimensão enigmática de um ser humano cercado pelo próprio passado e pela incapacidade de o relembrar ou interpretar, é esta a minha verdadeira dimensão. É esta a minha verdadeira condição de narradora.nunca poderei esquecer a emoção que me causou aquele lugar, jamais.! Encanta-me o colorido inocente daquele pequeno mundo.
Imagens desvanecidas, outras vivas , quão belos e simples foram e, o recordar quase me faz chorar.
Avó querida, obrigada por tudo, por tudo mesmo!
A saudade com que te recordo é maior que o mundo, é maior que tudo.


7 comentários:

Maria disse...

memórias! o que eu procuro nas minhas é a vã gloria de me poder encontrar e saber quem fui e sou.
beijinhos

R. disse...

Que bonita homenagem.à tua avó,e ao lugar onde foste feliz :)

You are beautiful.acho que já te tinha dito ;)

Beijo

Jo disse...

belo texto. belo sentimento.

(e o Klimt é o meu preferido entre todos...)

beijo grande*

CC disse...

Tudo são, somente, fragmentos. Só não sabemos, quase sempre, de quê.

Grande abraço.

beautiful disse...

Maria, não posso deixar de ficar muito surpreendida com estas tuas palavras ...
Um beijo para ti.

vertigo,
Memórias, tenho algumas. Umas mais outras menos, mas todas elas partes de mim que me fizeram chegar até aqui. e sim, já me tinhas dito. :)
obrigada por me dizeres coisas bonitas!
Sempre beijinhos para ti.

mariazinha,
confesso que não conheço as obras de klimt, mas vou pesquisar, se é o teu preferido é porque ... :)
pra mim é belo (texto, a vivência, o sentimento). ainda bem que gostaste também ...
obrigada
Beijo, sempre :)

cc,
um bocadinho de psicanálise pode ajudar.
abraço e, obrigada ...

Anónimo disse...

...

A melhor coisinha que eu podia ter lido antes de ir para a cama.

bj
abssinto

beautiful disse...

abssinto,

obrigada. :)

saudosista , eu ...
um beijinho de boa noite(atrasado).